SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25SCHOOLING OF POMERANS AND DESCENDANTS IN SANTA MARIA DE JETIBÁ (ES)ETHNOGRAPHY OF THE SCHOOL THROUGH THE MEMORIES OF TEAHING PRACTICES IN THE CANARY ISLANDS (SPAIN). author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

PEREIRA, Carolina Nascimento  and  TRINCHAO, Gláucia Maria Costa. O BORDADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e101244.  Epub Apr 30, 2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/101244.

Este artigo discorre sobre a presença do desenho como ferramenta doutrinadora, de técnicas rígidas e temas angelicais, na formação educacional das meninas através do ensino do bordado no final do século XIX e início do XX. Assim, é analisado como bordar foi um saber transposto do espaço doméstico para a vivência escolar, consolidando a concepção deste trabalho manual como uma atividade exclusivamente feminina e destacando a integração entre o desenhar e o bordar ao longo de sua prática em sala de aula. A compreensão deste tema é costurada pela análise acerca do cenário político e social da época, através do desenvolvimento da educação formal e os ideais de feminilidade vigentes entre o Brasil colonial, imperial e republicano. A partir deste estudo, identificam-se aspectos que influenciam no século XXI a continuidade da criação de bordaduras no cenário brasileiro.

Keywords : bordado; desenho; educação; mulher; Brasil.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )