SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25EMBROIDERY AS AN EDUCATIONAL TOOL IN BRAZIL BETWEEN 19TH AND 20TH CENTURYTHE 1918 CÓRDOBA REFORM AND UNIVERSITY INTERNATIONALIZATION IN LATIN AMERICA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

GONZALEZ-PEREZ, Teresa. ETNOGRAFIA DA ESCOLA ATRAVÉS DAS MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NAS ILHAS CANÁRIAS (ESPANHA). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e101355.  Epub Apr 30, 2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/101355.

As Práticas Curriculares de Ensino configuram-se como atividades acadêmicas obrigatórias em da qualificação docente. Nosso objetivo é estudar a escola nas Ilhas Canárias entre 1936 e 1949 através do fundo documental da Escola de Ensino de La Laguna que detém os Relatórios de Prática de Ensino, ainda não publicados. A análise dessas memórias nos permite mergulhar na prática escolar no período da guerra e do pós-guerra. Esta pesquisa permite a reconstrução histórica da prática educativa e valoriza a metodologia etnográfica.

Keywords : Relatórios Práticos; ensino; etnografia escolar; escola; Franquismo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )