SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25EL BORDADO COMO HERRAMIENTA EDUCATIVA EN BRASIL ENTRE LOS SIGLOS XIX Y XXLA REFORMA DE CORDOBA DE 1918 Y LA INTERNACIONALIZACIÓN UNIVERSITARIA EN AMÉRICA LATINA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

GONZALEZ-PEREZ, Teresa. ETNOGRAFIA DA ESCOLA ATRAVÉS DAS MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DE ENSINO NAS ILHAS CANÁRIAS (ESPANHA). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e101355.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/101355.

As Práticas Curriculares de Ensino configuram-se como atividades acadêmicas obrigatórias em da qualificação docente. Nosso objetivo é estudar a escola nas Ilhas Canárias entre 1936 e 1949 através do fundo documental da Escola de Ensino de La Laguna que detém os Relatórios de Prática de Ensino, ainda não publicados. A análise dessas memórias nos permite mergulhar na prática escolar no período da guerra e do pós-guerra. Esta pesquisa permite a reconstrução histórica da prática educativa e valoriza a metodologia etnográfica.

Palabras clave : Relatórios Práticos; ensino; etnografia escolar; escola; Franquismo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )