SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25ETHNOGRAPHY OF THE SCHOOL THROUGH THE MEMORIES OF TEAHING PRACTICES IN THE CANARY ISLANDS (SPAIN).EQUIDIFFERENCE AND PROPORTION: WHAT ISTHERELATIONOF THESE CONTENTS TO THE TEACHING OF ALGEBRA IN ELEMENTARY EDUCATION IN THE END OF THE 19TH CENTURY AND BEGINING OF THE 20TH CENTURY? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

ABBA, Maria Julieta  and  STRECK, Danilo Romeu. A REFORMA DE CÓRDOBA DE 1918 E A INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA LATINA. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e102256.  Epub Apr 30, 2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/102256.

A internacionalização é uma tendência que, nas últimas duas décadas, tem-se instalado com força no âmbito universitário latino-americano. Contudo, argumenta-se neste artigo que ela é parte de um processo histórico que vem se constituindo dentro da região com características lhe são próprias. Por isso, este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições da Reforma de Córdoba de 1918 para a análise do processo de internacionalização universitária na América Latina. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com um conteúdo de cunho histórico. Aponta-se como resultado que o legado da reforma, no que se refere à integração regional e ao conceito de autonomia universitária, contribui para uma visão da internacionalização enraizada no contexto latino-americano.

Keywords : América Latina; história da educação; Reforma de Córdoba; internacionalização; universidade..

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )