SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25ETNOGRAFÍA DE LA ESCUELA A TRAVÉS DE LAS MEMORIAS DE PRÁCTICAS DE ENSEÑANZA EN CANARIAS (ESPAÑA)EQUIDIFERENCIA Y PROPORCIÓN: ¿CUÁL ES LA RELACIÓN DE ESTOS CONTENIDOS CON LA ENSEÑANZA DEL ÁLGEBRA EN LA INSTRUCCIÓN PRIMARIA DEL FINAL DEL SIGLO XIX Y EL INICIO DEL SIGLO XX? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

ABBA, Maria Julieta  y  STRECK, Danilo Romeu. A REFORMA DE CÓRDOBA DE 1918 E A INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA LATINA. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e102256.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/102256.

A internacionalização é uma tendência que, nas últimas duas décadas, tem-se instalado com força no âmbito universitário latino-americano. Contudo, argumenta-se neste artigo que ela é parte de um processo histórico que vem se constituindo dentro da região com características lhe são próprias. Por isso, este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições da Reforma de Córdoba de 1918 para a análise do processo de internacionalização universitária na América Latina. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com um conteúdo de cunho histórico. Aponta-se como resultado que o legado da reforma, no que se refere à integração regional e ao conceito de autonomia universitária, contribui para uma visão da internacionalização enraizada no contexto latino-americano.

Palabras clave : América Latina; história da educação; Reforma de Córdoba; internacionalização; universidade..

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )