SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25LA REFORMA DE CORDOBA DE 1918 Y LA INTERNACIONALIZACIÓN UNIVERSITARIA EN AMÉRICA LATINASENSIBILIDADES EN LA INVESTIGACION DE HISTORIA DE LA EDUCACION: BOSQUEJOS DE LA COLECCION DE LA HISTORIADORA SANDRA JATAHY PESAVENTO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

RODRIGUES, Jeremias Stein  y  COSTA, David Antonio da. EQUIDIFFERENÇA E PROPORÇÃO: QUAL A RELAÇÃO DESTES CONTEÚDOS COM O ENSINO DE ÁLGEBRA NA INSTRUÇÃO ELEMENTAR DO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX?. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e102348.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/102348.

Este texto problematiza relações do ensino de equidifferença e proporção com outros conteúdos no ensino elementar. A partir de base teórico metodológica da história cultural foram analisados livros didáticos do final do século XIX e início do século XX e dois relatórios estadunidenses. Observou-se a relação destes conteúdos com o tema de progressões e saberes algébricos, sem que estes se estabelecessem como uma preparação para a abordagem da Álgebra no ensino secundário.

Palabras clave : ensino de álgebra; história da educação matemática; resolução de equações; livro didático.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )