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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

RODRIGUES, Jeremias Stein  e  COSTA, David Antonio da. EQUIDIFFERENÇA E PROPORÇÃO: QUAL A RELAÇÃO DESTES CONTEÚDOS COM O ENSINO DE ÁLGEBRA NA INSTRUÇÃO ELEMENTAR DO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX?. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e102348.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/102348.

Este texto problematiza relações do ensino de equidifferença e proporção com outros conteúdos no ensino elementar. A partir de base teórico metodológica da história cultural foram analisados livros didáticos do final do século XIX e início do século XX e dois relatórios estadunidenses. Observou-se a relação destes conteúdos com o tema de progressões e saberes algébricos, sem que estes se estabelecessem como uma preparação para a abordagem da Álgebra no ensino secundário.

Palavras-chave : ensino de álgebra; história da educação matemática; resolução de equações; livro didático.

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