SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25EQUIDIFFERENCE AND PROPORTION: WHAT ISTHERELATIONOF THESE CONTENTS TO THE TEACHING OF ALGEBRA IN ELEMENTARY EDUCATION IN THE END OF THE 19TH CENTURY AND BEGINING OF THE 20TH CENTURY?SCHOOL CULTURE PRESCRIBED IN EXPERIMENTAL SECONDARY SCHOOL CLASSES IN PORTO ALEGRE (1959) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SANTOS, Nádia Maria Weber  and  MEIRELES, Maximiano Martins de. AS SENSIBILIDADES NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: DELINEAMENTOS A PARTIR DO ACERVO DA HISTORIADORA SANDRA JATAHY PESAVENTO. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e102367.  Epub Apr 30, 2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/102367.

O texto aborda uma faceta do vasto campo da História das Sensibilidades na pesquisa em História da Educação, tendo como ponto de partida o material constitutivo do acervo pessoal e intelectual da historiadora Sandra Jatahy Pesavento que está depositado no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), em Porto Alegre. Para isso, apresenta de forma sucinta o acervo e seus componentes, traça um panorama geral de algumas reflexões sobre as sensibilidades na História da Educação e desemboca na argumentação sobre o campo das Sensibilidades enquanto método de análise histórica, a partir das contribuições de Pesavento e em interface com a História da Educação.

Keywords : sensibilidades; acervo Sandra Jatahy Pesavento; método de análise histórica.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )