SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25EQUIDIFERENCIA Y PROPORCIÓN: ¿CUÁL ES LA RELACIÓN DE ESTOS CONTENIDOS CON LA ENSEÑANZA DEL ÁLGEBRA EN LA INSTRUCCIÓN PRIMARIA DEL FINAL DEL SIGLO XIX Y EL INICIO DEL SIGLO XX?CULTURA ESCOLAR PRESCRITA NAS CLASES SECUNDARIAS EXPERIMENTALES EN PORTO ALEGRE (1959) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SANTOS, Nádia Maria Weber  y  MEIRELES, Maximiano Martins de. AS SENSIBILIDADES NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: DELINEAMENTOS A PARTIR DO ACERVO DA HISTORIADORA SANDRA JATAHY PESAVENTO. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e102367.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/102367.

O texto aborda uma faceta do vasto campo da História das Sensibilidades na pesquisa em História da Educação, tendo como ponto de partida o material constitutivo do acervo pessoal e intelectual da historiadora Sandra Jatahy Pesavento que está depositado no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), em Porto Alegre. Para isso, apresenta de forma sucinta o acervo e seus componentes, traça um panorama geral de algumas reflexões sobre as sensibilidades na História da Educação e desemboca na argumentação sobre o campo das Sensibilidades enquanto método de análise histórica, a partir das contribuições de Pesavento e em interface com a História da Educação.

Palabras clave : sensibilidades; acervo Sandra Jatahy Pesavento; método de análise histórica.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )