SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25EQUIDIFFERENÇA E PROPORÇÃO: QUAL A RELAÇÃO DESTES CONTEÚDOS COM O ENSINO DE ÁLGEBRA NA INSTRUÇÃO ELEMENTAR DO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX?CULTURA ESCOLAR PRESCRITA NAS CLASSES SECUNDÁRIAS EXPERIMENTAIS DE PORTO ALEGRE (1959) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

SANTOS, Nádia Maria Weber  e  MEIRELES, Maximiano Martins de. AS SENSIBILIDADES NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: DELINEAMENTOS A PARTIR DO ACERVO DA HISTORIADORA SANDRA JATAHY PESAVENTO. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e102367.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/102367.

O texto aborda uma faceta do vasto campo da História das Sensibilidades na pesquisa em História da Educação, tendo como ponto de partida o material constitutivo do acervo pessoal e intelectual da historiadora Sandra Jatahy Pesavento que está depositado no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), em Porto Alegre. Para isso, apresenta de forma sucinta o acervo e seus componentes, traça um panorama geral de algumas reflexões sobre as sensibilidades na História da Educação e desemboca na argumentação sobre o campo das Sensibilidades enquanto método de análise histórica, a partir das contribuições de Pesavento e em interface com a História da Educação.

Palavras-chave : sensibilidades; acervo Sandra Jatahy Pesavento; método de análise histórica.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )