SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25SENSIBILITIES IN THE HISTORY OF EDUCATION RESEARCH: OUTLINES FROM THE COLLECTION OF THE HISTORIAN SANDRA JATAHY PESAVENTOHISTORICAL SENSES IN THE MAKING OF A PROJECT FOR TEACHER EDUCATION AND TRAINING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

MELLO, Juliana Topanotti dos Santos de  and  DALLABRIDA, Norberto. CULTURA ESCOLAR PRESCRITA NAS CLASSES SECUNDÁRIAS EXPERIMENTAIS DE PORTO ALEGRE (1959). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e102759.  Epub Apr 30, 2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/102759.

Este artigo pretende compreender a cultura escolar prescrita nos planos curriculares enviados para o MEC, em 1959, para autorização de classes secundárias experimentais em algumas escolas de Porto Alegre (RS). As escolas públicas propuseram dois percursos distintos com núcleos de disciplinas obrigatórias e optativas. A escola privada, direcionada para o sexo feminino, definiu apenas um percurso escolar, constituído por disciplinas obrigatórias e optativas, além da participação em clubes.

Keywords : ensino secundário; classes secundárias experimentais; Porto Alegre..

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )