SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25AS SENSIBILIDADES NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: DELINEAMENTOS A PARTIR DO ACERVO DA HISTORIADORA SANDRA JATAHY PESAVENTOOS SENTIDOS HISTÓRICOS NA CONSTITUIÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO E DE FORMAÇÃO DO SER PROFESSOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

MELLO, Juliana Topanotti dos Santos de  e  DALLABRIDA, Norberto. CULTURA ESCOLAR PRESCRITA NAS CLASES SECUNDARIAS EXPERIMENTALES EN PORTO ALEGRE (1959). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e102759.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/102759.

Este artículo busca entender la cultura escolar prescrita en los planes curriculares enviados al Ministerio de Educación en 1959 visando a obtener autorización para clases secundarias experimentales en algunas escuelas de Porto Alegre (RS). Las escuelas públicas propusieron dos recorridos diferentes con núcleos de asignaturas obligatorias y optativas. La escuela privada, dirigida al sexo femenino, definió sólo un recorrido escolar, que consistió en asignaturas obligatorias y optativas, además de la participación en clubes.

Palavras-chave : Educación Secundaria; Clases Secundarias Experimentales; Porto Alegre.

        · resumo em Português | Inglês | Francês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )