SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25SCHOOL CULTURE PRESCRIBED IN EXPERIMENTAL SECONDARY SCHOOL CLASSES IN PORTO ALEGRE (1959)THE CORDOBA REFORM, STUDENT MOVEMENTS AND THEIR IMPACTS ON HIGHER EDUCATION IN LATIN AMERICA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro  and  SANTOS, Quérem Dias de Oliveira. OS SENTIDOS HISTÓRICOS NA CONSTITUIÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO E DE FORMAÇÃO DO SER PROFESSOR. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e101992.  Epub Sep 30, 2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/101992.

Este trabalho resulta de pesquisa bibliográfica sobre o pensamento pedagógico contemporâneo. Questiona-se sobre quais sentidos históricos da educação brasileira têm constituído um projeto de escola/educação e as marcas históricas do ser professor. O objetivo é investigar, no pensamento político pedagógico da educação brasileira, os aspectos de educação que determinam um projeto educacional e de ser professor. A historicidade da educação brasileira e do ser professor permite compreender o presente que possibilite a construção de um projeto societário de caráter emancipador.

Keywords : Projeto de educação; historicidade; sentidos de educação e de ser professor; trabalho docente.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )