SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25CULTURA ESCOLAR PRESCRITA NAS CLASES SECUNDARIAS EXPERIMENTALES EN PORTO ALEGRE (1959)LA REFORMA DE CORDOBA, MOVIMIENTOS ESTUDIANTILES Y SUS IMPACTOS PARA EDUCACIÓN SUPERIOR EN AMÉRICA LATINA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro  y  SANTOS, Quérem Dias de Oliveira. OS SENTIDOS HISTÓRICOS NA CONSTITUIÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO E DE FORMAÇÃO DO SER PROFESSOR. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e101992.  Epub 30-Sep-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/101992.

Este trabalho resulta de pesquisa bibliográfica sobre o pensamento pedagógico contemporâneo. Questiona-se sobre quais sentidos históricos da educação brasileira têm constituído um projeto de escola/educação e as marcas históricas do ser professor. O objetivo é investigar, no pensamento político pedagógico da educação brasileira, os aspectos de educação que determinam um projeto educacional e de ser professor. A historicidade da educação brasileira e do ser professor permite compreender o presente que possibilite a construção de um projeto societário de caráter emancipador.

Palabras clave : Projeto de educação; historicidade; sentidos de educação e de ser professor; trabalho docente.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )