SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25THE CORDOBA REFORM, STUDENT MOVEMENTS AND THEIR IMPACTS ON HIGHER EDUCATION IN LATIN AMERICATHE PEDAGOGICAL CONGRESS OF PARÁ: AN EDUCATIONAL PROJECT DURING BRAZIL’S FIRST REPUBLIC (1895-1897) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

RIOS, Diogo Franco  and  PEREIRA, Marcos Villela. O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e104118.  Epub Sep 30, 2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/104118.

Alinhados à História Cultural, pautamos a inclusão das memórias dos ex-alunos na História da Educação e a importância dos discursos de grupos menos valorizados, atribuindo-lhes uma centralidade nem sempre conferida pela memória oficial. Singulares, permitem esclarecer questões que as fontes prioritariamente usadas não permitem. Problematizamos o lugar dos infames na historiografia educacional brasileira revisando o debate que cristaliza versões gerais em contraposição a versões particulares.

Keywords : história da educação; história oral; memória; ex-alunos; infames.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )