SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25LA REFORMA DE CORDOBA, MOVIMIENTOS ESTUDIANTILES Y SUS IMPACTOS PARA EDUCACIÓN SUPERIOR EN AMÉRICA LATINAEL CONGRESO PEDAGÓGICO DE PARÁ: UN PROYECTO EDUCACIONAL EN LA PRIMERA REPÚBLICA (1895-1897) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

RIOS, Diogo Franco  y  PEREIRA, Marcos Villela. O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e104118.  Epub 30-Sep-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/104118.

Alinhados à História Cultural, pautamos a inclusão das memórias dos ex-alunos na História da Educação e a importância dos discursos de grupos menos valorizados, atribuindo-lhes uma centralidade nem sempre conferida pela memória oficial. Singulares, permitem esclarecer questões que as fontes prioritariamente usadas não permitem. Problematizamos o lugar dos infames na historiografia educacional brasileira revisando o debate que cristaliza versões gerais em contraposição a versões particulares.

Palabras clave : história da educação; história oral; memória; ex-alunos; infames.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )