Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
RIOS, Diogo Franco e PEREIRA, Marcos Villela. O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e104118. Epub 30-Set-2021. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/104118.
Alinhados à História Cultural, pautamos a inclusão das memórias dos ex-alunos na História da Educação e a importância dos discursos de grupos menos valorizados, atribuindo-lhes uma centralidade nem sempre conferida pela memória oficial. Singulares, permitem esclarecer questões que as fontes prioritariamente usadas não permitem. Problematizamos o lugar dos infames na historiografia educacional brasileira revisando o debate que cristaliza versões gerais em contraposição a versões particulares.
Palavras-chave : história da educação; história oral; memória; ex-alunos; infames.