SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25A REFORMA DE CÓRDOBA, MOVIMENTOS ESTUDANTIS E SEUS IMPACTOS PARA O ENSINO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINAO CONGRESSO PEDAGÓGICO DO PARÁ: UM PROJETO EDUCACIONAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1895-1897) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

RIOS, Diogo Franco  e  PEREIRA, Marcos Villela. O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e104118.  Epub 30-Set-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/104118.

Alinhados à História Cultural, pautamos a inclusão das memórias dos ex-alunos na História da Educação e a importância dos discursos de grupos menos valorizados, atribuindo-lhes uma centralidade nem sempre conferida pela memória oficial. Singulares, permitem esclarecer questões que as fontes prioritariamente usadas não permitem. Problematizamos o lugar dos infames na historiografia educacional brasileira revisando o debate que cristaliza versões gerais em contraposição a versões particulares.

Palavras-chave : história da educação; história oral; memória; ex-alunos; infames.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )