SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25KNOWLEDGE TRANSFER OF HISTORICAL HERITAGE OF EDUCATION MADE BY SPANISH UNIVERSITY PEDAGOGICAL MUSEUMSCHRISTIAN FORMATION AND THE DIALOGUE OF THE CHURCH FATHERS WITH SENECA´S PAGANISM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

ROBALLO, Roberlayne de Oliveira Borges. PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS DE SEUS PAÍSES DE ORIGEM: O ITINERÁRIO DOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADOS PARA SUBSIDIAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e106714.  Epub Aug 31, 2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/106714.

Este trabalho é resultado da pesquisa historiográfica sobre os manuais de História da Educação (HE) que subsidiaram os cursos de formação de professores, a partir de 1930, no Brasil. A perspectiva metodológica visa analisar o itinerário dos manuais de HE, destacando principalmente a produção e circulação das obras em cenário internacional e nacional. Por meio da pesquisa, concluímos que os manuais contribuem para a memória da formação docente e para a própria história da HE no Brasil.

Keywords : manuais de História da Educação; formação de professores; historiografia da educação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )