SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25TRANSFERENCIA DEL CONOCIMIENTO PATRIMONIAL HISTÓRICO EDUCATIVO A TRAVÉS DE LOS MUSEOS PEDAGÓGICOS UNIVERSITARIOS ESPAÑOLESLA FORMACIÓN CRISTIANA Y EL DIÁLOGO DE LOS PRIMEROS CURAS CON EL PAGANISMO DE SÉNECA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

ROBALLO, Roberlayne de Oliveira Borges. PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS DE SEUS PAÍSES DE ORIGEM: O ITINERÁRIO DOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADOS PARA SUBSIDIAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e106714.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/106714.

Este trabalho é resultado da pesquisa historiográfica sobre os manuais de História da Educação (HE) que subsidiaram os cursos de formação de professores, a partir de 1930, no Brasil. A perspectiva metodológica visa analisar o itinerário dos manuais de HE, destacando principalmente a produção e circulação das obras em cenário internacional e nacional. Por meio da pesquisa, concluímos que os manuais contribuem para a memória da formação docente e para a própria história da HE no Brasil.

Palabras clave : manuais de História da Educação; formação de professores; historiografia da educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )