SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25LA ESCOLARIZACIÓN DE LA ENSEÑANZA DE CIENCIAS EN LA EDUCACIÓN PRIMARIA EN PARANÁ: ENTRE EL DESENCATAMIENTO DEL MUNDO Y EL UTILITARISMO, MATICES DE EDUCACIÓN MORALPLATÓN Y LA PEDAGOGÍA DE LA RISA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

DADICO, Luciana  y  SIQUEIRA, Rogério Monteiro de. HENRI PIÉRON, ROBERTO MANGE E A HISTÓRIA DA PSICOTÉCNICA NO BRASIL: REPRESENTAÇÕES EM DISPUTA. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e104764.  Epub 30-Nov-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/104764.

Este artigo discute a gênese da psicotécnica nas décadas de 1920 a 1940, analisando, de forma comparada, três cursos de psicotécnica ministrados em São Paulo: por Roberto Mange, no Liceu de Artes e Ofícios, em 1926, e na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, em 1934; e por Henri Piéron, na Escola Normal de São Paulo, em 1926. A análise aqui envidada questiona a associação causal entre psicotécnica e taylorismo, que coloca o nome de Mange ao mesmo tempo como precursor e impulsionador das ideias de Taylor no Brasil. Além disso, ela mostra que, embora estes cursos respondam a projetos locais voltados à indústria e educação, eles expressam também a materialização de um projeto global, construído sobre ferramentas estatísticas, equipamentos padronizados e circulação internacional de textos e intelectuais, com implicações para a historiografia da psicologia no período.

Palabras clave : Henri Piéron; Roberto Mange; psicotécnica; historiografia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )