SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Platão e a pedagogia do RisoO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ÉTNICO-CULTURAL EM CARTILHAS TEUTO-BRASILEIRAS PRODUZIDAS PARA ESCOLAS SINODAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

ROQUE, Ana Catarina Cantoni  e  GOMES, Maria Laura Magalhães. DESENVOLVER E MODERNIZAR: A CRIAÇÃO DO MINAS INSTITUTO DE TECNOLOGIA (MIT) EM GOVERNADOR VALADARES (MG) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e107098.  Epub 30-Nov-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/107098.

O artigo focaliza a criação e os momentos iniciais do Minas Instituto de Tecnologia (MIT) em Governador Valadares (MG), no contexto da expansão do ensino superior privado brasileiro, no final dos anos 1960. O texto apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi construir uma história do curso de licenciatura em Matemática do MIT. A metodologia da História Oral foi usada para a realização de 16 entrevistas com antigos professores e estudantes da instituição. Foram também consultados pareceres do Conselho Federal de Educação, jornais, históricos escolares e outros documentos institucionais do MIT. Os cursos de licenciatura em Ciências Exatas, implantados para aproveitar professores e instalações dos cursos de Engenharia, bem como para gerar recursos financeiros, desempenharam papel coadjuvante no cenário modernizador e desenvolvimentista do Brasil sob o regime militar.

Palavras-chave : desenvolvimento; modernização; regime militar; ensino superior; história oral.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )