SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25DEVELOPING AND MODERNIZING: THE CREATION OF MINAS INSTITUTO DE TECNOLOGIA (MIT) IN GOVERNADOR VALADARES AND THE TRAINING OF TEACHERSILLITERACY AND PRIMARY INSTRUCTION IN THE PROVINCE OF BADAJOZ DURING THE FIRST THIRD OF THE TWENTIETH CENTURY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

ALBRECHT, Elias Kruger  and  MANKE, Lisiane Sias. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ÉTNICO-CULTURAL EM CARTILHAS TEUTO-BRASILEIRAS PRODUZIDAS PARA ESCOLAS SINODAIS. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e107201.  Epub Nov 10, 2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/107201.

O estudo tem por objetivo analisar um conjunto de recursos textuais e visuais presentes em duas cartilhas utilizadas em escolas teuto-brasileiras, de modo a compreender como tais recursos contribuíram para o que se convencionou denominar como alfabetização étnico-cultural dos sujeitos a que se destinavam. A análise documental possibilitou concluir que o conteúdo das cartilhas contemplava o contexto rural e as práticas socioculturais dos estudantes, como modo de interlocução com os mesmos.

Keywords : cartilhas teuto-brasileiras; alfabetização; recursos textuais e visuais.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )