SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25DESENVOLVER E MODERNIZAR: A CRIAÇÃO DO MINAS INSTITUTO DE TECNOLOGIA (MIT) EM GOVERNADOR VALADARES (MG) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORESILITERACIA E INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DE BADAJOZ DURANTE O PRIMEIRO TERCEIRO DO SÉCULO XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

ALBRECHT, Elias Kruger  e  MANKE, Lisiane Sias. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ÉTNICO-CULTURAL EM CARTILHAS TEUTO-BRASILEIRAS PRODUZIDAS PARA ESCOLAS SINODAIS. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e107201.  Epub 10-Nov-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/107201.

O estudo tem por objetivo analisar um conjunto de recursos textuais e visuais presentes em duas cartilhas utilizadas em escolas teuto-brasileiras, de modo a compreender como tais recursos contribuíram para o que se convencionou denominar como alfabetização étnico-cultural dos sujeitos a que se destinavam. A análise documental possibilitou concluir que o conteúdo das cartilhas contemplava o contexto rural e as práticas socioculturais dos estudantes, como modo de interlocução com os mesmos.

Palavras-chave : cartilhas teuto-brasileiras; alfabetização; recursos textuais e visuais.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )