SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25THE ETHNICAL-CULTURAL LITERACY PROCESS IN GERMAN-BRAZILIAN BOOKLETS PRODUCED AT SYNODAL SCHOOLSBUCO-DENTAL ORIENTATION AND INSPECTION AT PRIMARY SCHOOLS OF THE STATE OF SÃO PAULO (1911-1917) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

CASTRO, Cristina Redondo  and  ZUNIGA, Francisco Martin. ILITERACIA E INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DE BADAJOZ DURANTE O PRIMEIRO TERCEIRO DO SÉCULO XX. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e107616.  Epub Nov 30, 2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/107616.

Este artigo analisa a evolução do ensino básico na província de Badajoz no primeiro terço do século XX. Neste trabalho recorremos à análise quantitativa e qualitativa, visto que o nosso interesse se centrou em encontrar as causas que influenciaram a elevada taxa de analfabetismo da população de Badajoz e a sua falta de escolaridade. Conclui-se deste trabalho que existe uma estreita relação entre a estrutura socioeconômica de um local e o grau de ensino fundamental.

Keywords : escolaridade; alfabetização; analfabetismo; Extremadura; Badajoz.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )