SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25GUSTAVO CAPANEMA AND SECUNDARY EDUCATION IN BRAZIL: THE INVENTION OF A LEGACYIN THE NAME OF "STRAIGHT CONDUCT", MUTUAL HELP, HONEST INDUSTRY AND PEACEFUL COEXISTENCE: REFLECTIONS ON INSTRUCTION AND MORAL EDUCATION (1824-1827) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

AZEVEDO, Laís Paula de Medeiros Campos  and  MEDEIROS NETA, Olívia Morais de. A MODERNIDADE PEDAGÓGICA NAS REPÚBLICAS DO RIO DA PRATA: O OLHAR DO VIAJANTE NESTOR DOS SANTOS LIMA (1923). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e108743.  Epub Nov 30, 2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/108743.

O nosso estudo se dedica à análise das representações de Nestor dos Santos Lima sobre a organização escolar nas Repúblicas do Rio da Prata a partir de sua viagem pedagógica, realizada no ano de 1923, às cidades de Buenos Aires e Montevidéu. O intelectual norte-rio-grandense Nestor dos Santos Lima se destacou no cenário estadual e nacional pela sua atuação enquanto educador, advogado e historiador, e pela sua participação nas diferentes e mais relevantes instituições educacionais e culturais do Estado durante a primeira metade do século XX. Nosso referencial teórico é composto pelas contribuições de Roger Chartier, Michel de Certeau e Jean François Sirinelli. O corpus documental para a pesquisa se constitui, principalmente, pelo relatório da viagem produzido pelo intelectual. A partir do olhar do viajante, foi possível identificar os principais elementos que caracterizavam a organização do ensino, sobretudo primário e normal, nas cidades visitadas.

Keywords : história da educação; modernidade pedagógica; viagens pedagógicas; Nestor Lima.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )