SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25INDEPENDENCE, DEMOCRACY, AND TRAINING IN BRAZILIAN ASSOCIATION OF EDUCATION DISCOURSE: 1927-1945Educating is Civilizing: the Pedagogy of Periodicals and Political Pamphlets of the Brazilian Independence Period (1821-1824) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

GONDRA, José Gonçalves. INDEPENDÊNCIA E INSTRUÇÃO NO BRASIL, Chile E NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (XIX e XX). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e106141.  Epub Aug 31, 2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/106141.

Como se processaram as independências em países da América? Que relações foram estabelecidas entre os projetos de nação e os de formação das populações? Como a temática da emancipação marcou (e marca) a história dos países e a educação dos povos? Com base nessas complexas questões, o dossiê analisa o acontecimento da emancipação e suas celebrações no Chile, EUA e Brasil; condição para tornar pensável a geopolítica da educação e da pedagogia em escala nacional e transnacional.

Keywords : Independência e instrução; Bicentenário; História da Educação; História da América.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )