SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25INDEPENDENCIA, DEMOCRACIA Y FORMACIÓN EN EL DISCURSO DE LA ASOCIACIÓN BRASILEÑA DE EDUCACIÓN: 1927-1945EDUCAR ES CIVILIZAR: LA PEDAGOGÍA DE LOS PERIÓDICOS Y DE LOS PANFLETOS POLÍTICOS DE LA INDEPENDENCIA DE BRASIL(1821-1824) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

GONDRA, José Gonçalves. INDEPENDÊNCIA E INSTRUÇÃO NO BRASIL, Chile E NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (XIX e XX). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e106141.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/106141.

Como se processaram as independências em países da América? Que relações foram estabelecidas entre os projetos de nação e os de formação das populações? Como a temática da emancipação marcou (e marca) a história dos países e a educação dos povos? Com base nessas complexas questões, o dossiê analisa o acontecimento da emancipação e suas celebrações no Chile, EUA e Brasil; condição para tornar pensável a geopolítica da educação e da pedagogia em escala nacional e transnacional.

Palabras clave : Independência e instrução; Bicentenário; História da Educação; História da América.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )