SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Independência, democracia e formação no discurso da Associação Brasileira de Educação: 1927-1945EDUCAR É CIVILIZAR: A PEDAGOGIA DOS PERIÓDICOS E DOS PANFLETOS POLÍTICOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (1821-1824) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

GONDRA, José Gonçalves. INDEPENDÊNCIA E INSTRUÇÃO NO BRASIL, Chile E NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (XIX e XX). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e106141.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/106141.

Como se processaram as independências em países da América? Que relações foram estabelecidas entre os projetos de nação e os de formação das populações? Como a temática da emancipação marcou (e marca) a história dos países e a educação dos povos? Com base nessas complexas questões, o dossiê analisa o acontecimento da emancipação e suas celebrações no Chile, EUA e Brasil; condição para tornar pensável a geopolítica da educação e da pedagogia em escala nacional e transnacional.

Palavras-chave : Independência e instrução; Bicentenário; História da Educação; História da América.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )