SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25INDEPENDENCE AND INSTRUCTION IN BRAZIL, CHILE AND THE UNITED STATES OF AMERICA (19TH AND 20TH CENTURIES)SCHOOL AESTHETICS AND EMOTIONAL REGIMES IN ONE HUNDRED YEARS OF INDEPENDENCE (CHILE, 1910) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

NEVES, Lucia Maria Bastos Pereira das. EDUCAR É CIVILIZAR: A PEDAGOGIA DOS PERIÓDICOS E DOS PANFLETOS POLÍTICOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (1821-1824). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e106175.  Epub Sep 30, 2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/106175.

Entre 1821 e 1824, uma grande circulação de impressos tomou conta do Rio de Janeiro, procurando esclarecer a população sobre os significados dos novos termos associados às ideias daquele momento. Tornavam-se instrumentos de intervenção naquilo que seus autores concebiam como um espaço público. Busca-se, então, identificar o sentido das mensagens que traziam; esclarecer a retórica de argumentação a que recorriam; e, apontar os fatores que limitaram ou inviabilizaram o alcance do que pretendiam.

Keywords : Pedagogia Cívica; Educação e Independência; Civilização; Panfletos Políticos; Periódicos.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )