SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25INDEPENDENCIA E INSTRUCCIÓN EN BRASIL, CHILE Y ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA (XIX Y XX)Estética escolar y regímenes emocionales en el Centenario de la Independencia (Chile, 1910) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

NEVES, Lucia Maria Bastos Pereira das. EDUCAR É CIVILIZAR: A PEDAGOGIA DOS PERIÓDICOS E DOS PANFLETOS POLÍTICOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (1821-1824). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e106175.  Epub 30-Sep-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/106175.

Entre 1821 e 1824, uma grande circulação de impressos tomou conta do Rio de Janeiro, procurando esclarecer a população sobre os significados dos novos termos associados às ideias daquele momento. Tornavam-se instrumentos de intervenção naquilo que seus autores concebiam como um espaço público. Busca-se, então, identificar o sentido das mensagens que traziam; esclarecer a retórica de argumentação a que recorriam; e, apontar os fatores que limitaram ou inviabilizaram o alcance do que pretendiam.

Palabras clave : Pedagogia Cívica; Educação e Independência; Civilização; Panfletos Políticos; Periódicos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )