SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25INDEPENDÊNCIA E INSTRUÇÃO NO BRASIL, Chile E NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (XIX e XX)ESTÉTICA ESCOLAR E REGIMES EMOCIONAIS NO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA (CHILE, 1910) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

NEVES, Lucia Maria Bastos Pereira das. EDUCAR É CIVILIZAR: A PEDAGOGIA DOS PERIÓDICOS E DOS PANFLETOS POLÍTICOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (1821-1824). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e106175.  Epub 30-Set-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/106175.

Entre 1821 e 1824, uma grande circulação de impressos tomou conta do Rio de Janeiro, procurando esclarecer a população sobre os significados dos novos termos associados às ideias daquele momento. Tornavam-se instrumentos de intervenção naquilo que seus autores concebiam como um espaço público. Busca-se, então, identificar o sentido das mensagens que traziam; esclarecer a retórica de argumentação a que recorriam; e, apontar os fatores que limitaram ou inviabilizaram o alcance do que pretendiam.

Palavras-chave : Pedagogia Cívica; Educação e Independência; Civilização; Panfletos Políticos; Periódicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )