SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25EDUCAR É CIVILIZAR: A PEDAGOGIA DOS PERIÓDICOS E DOS PANFLETOS POLÍTICOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (1821-1824)A INDEPENDÊNCIA PERDIDA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E MOVIMENTO CABANO NO GRÃO-PARÁ DA AMÉRICA PORTUGUESA (1755-1840) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

TORO-BLANCO, Pablo. Estética escolar y regímenes emocionales en el Centenario de la Independencia (Chile, 1910). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e106196.  Epub 30-Set-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/106196.

En este texto se aborda un episodio de promoción de nacionalismo y patriotismo en el sistema educativo chileno, analizándolo brevemente a partir de los conceptos de estética escolar (PINEAU, 2014) y régimen emocional (REDDY, 2001). Por ello, se estudia las iniciativas desarrolladas para construir estética y afectivamente el sentimiento patrio en el contexto de los festejos del Centenario de la Independencia de Chile (1910).

Palavras-chave : centenario de la independencia; estética escolar; educación chilena; regímenes emocionales.

        · resumo em Português | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )