SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25EDUCAR É CIVILIZAR: A PEDAGOGIA DOS PERIÓDICOS E DOS PANFLETOS POLÍTICOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (1821-1824)A INDEPENDÊNCIA PERDIDA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E MOVIMENTO CABANO NO GRÃO-PARÁ DA AMÉRICA PORTUGUESA (1755-1840) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

TORO-BLANCO, Pablo. ESTÉTICA ESCOLAR E REGIMES EMOCIONAIS NO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA (CHILE, 1910). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e106196.  Epub 30-Set-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/106196.

Este texto aborda um episódio de promoção do nacionalismo e patriotismo no sistema educacional chileno, analisando-o brevemente com base nos conceitos de estética escolar (PINEAU, 2014) e regime emocional (REDDY, 2001). Por isso, estudamos as iniciativas desenvolvidas para construir esteticamente e afetivamente o sentimento patriótico no contexto das comemorações do Centenário da Independência do Chile (1910).

Palavras-chave : centenário da Independência; estética da escola; educação chilena; regimes educativos.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )