SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25SCHOOL AESTHETICS AND EMOTIONAL REGIMES IN ONE HUNDRED YEARS OF INDEPENDENCE (CHILE, 1910)RACE, MEMORY AND EDUCATION IN THE NATIONAL FORMATION OF THE UNITED STATES (XIX-XXI) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

ARAUJO, Sonia Maria da Silva. A INDEPENDÊNCIA PERDIDA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E MOVIMENTO CABANO NO GRÃO-PARÁ DA AMÉRICA PORTUGUESA (1755-1840). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e106200.  Epub Aug 31, 2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/106200.

Este estudo pretende refletir sobre independência e educação no Brasil a partir da história do Pará da América portuguesa, ocorrida entre 1755-1840. São 85 anos de uma história marcada por lutas sangrentas, na qual à educação cabia transformar populações nativas em cidadãos úteis a uma pátria distante. Nesse contexto, o Movimento Cabano se coloca como acontecimento importante na recondução da liberdade política que não foi.

Keywords : Movimento Cabano; independência perdida; liberdade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )