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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

DAVILA, Jerry. RAÇA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO NACIONAL DOS ESTADOS UNIDOS (XIX-XXI). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e106499.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/106499.

Situado no contexto do movimento Black Lives Matter, o texto analisa momentos na história dos direitos civis durante o período da escravidão e no tempo pós-abolição, analisando o papel do judiciário e seus vínculos com questões de acesso e igualdade na educação. Ao colocar de lado a metanarrativa positivista sobre a expansão progressiva dos direitos na história norteamericana, analisamos momentos em que a ação do judiciário reforçou a escravidão e a segregação racial não apenas como marcos dessa história de políticas raciais, mas também como tentativas frustradas por parte de indivíduos e de movimentos sociais para expandir o acesso aos direitos humanos. Refletimos, ainda, sobre as maneiras com que a noção positivista de um avanço contínuo dos direitos tem coincidido com projetos de comemoração, memorialização, e romantização do passado escravagista, bem como de figuras ligadas à defesa da escravidão e da segregação racial.

Palavras-chave : História; Estados Unidos; Racismo.

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