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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

JINZENJI, Mônica Yumi  e  MARQUES, Zélia Malheiro. ENTRE CARTAS: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO COTIDIANO DE MULHERES DO ALTO SERTÃO BAIANO (1885-1950). Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e112228.  Epub 31-Jun-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/112228.

O artigo analisa práticas educativas vivenciadas por mulheres da família Spínola Teixeira no período de 1885 a 1950. Influente econômica, social e politicamente no Alto sertão da Bahia e no Estado, essa família se projetou nacionalmente pela atuação de Anísio Teixeira no desenvolvimento educacional brasileiro na primeira metade do século XX. Analisamos as correspondências pessoais produzidas pela matriarca Anna Spinola Teixeira (1864-1944) e suas seis filhas, dialogando com os estudos em História da Educação, História da Leitura e História das Culturas do Escrito. Identificamos o papel ativo das mulheres em práticas educativas não institucionalizadas: se informavam sobre política e atualidades pela leitura de jornais e revistas; enviavam esses impressos para as irmãs e sobrinhas/os de outras localidades; instruíam seus irmãos e irmãs no ambiente doméstico; acompanhavam o desenvolvimento escolar dos familiares e noticiavam pelas cartas os progressos e desafios profissionais e educacionais, constituindo uma complexa rede de sociabilidade.

Palavras-chave : Práticas educativas; mulheres; cartas; Alto Sertão baiano.

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