SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26BODY AND CINEMATOGRAPHIC TECHNIQUES IN INFORMATIVE DOCUMENTARY CINEMA. PHYSICAL CULTURE AND SUBJECTIVITY EDUCATION IN “SUCESOS ARGENTINOS”EVERYTHING WAS SO DIFFERENT WITHOUT YOUR PRESENCE: DIALOGUES WITH EPISTOLAR WRITING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

CARVALHO, Maria João de  and  JOANA, Luciana. INSPEÇÃO DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL: DA MONARQUIA ATÉ À ATUALIDADE. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e109590.  Epub May 31, 2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/109590.

Este artigo teve como objetivo dar a conhecer as funções de coordenação, comunicação e controlo/fiscalização desempenhadas pela Inspeção da Educação, no período que medeia entre a monarquia e a atualidade, percebidas pela tutela como modos de atuação promotores da revitalização e qualificação do sistema de ensino português. Para o efeito, realizamos uma abordagem às diferentes propostas teóricas sobre a Inspeção da Educação e efetuamos uma retrospetiva histórica desse organismo em Portugal ao longo de mais de dois séculos. Os avanços e os recuos político-legais da sua criação não deixaram de evidenciar a luta pela entrada de elementos do sexo feminino no sistema inspetivo português. A reflexão sobre a evolução das suas funções e atribuições à luz das políticas educativas permitu concluir pela dimensão instrumental que lhe é conferida pela avaliação e monitorização que faz nas organizações escolares.

Keywords : Inspeção da Educação; Organização Escolar; Políticas Educativas..

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )