SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26EVERYTHING WAS SO DIFFERENT WITHOUT YOUR PRESENCE: DIALOGUES WITH EPISTOLAR WRITINGA CODE FOR THE HISTORY OF EDUCATION: POSTURES AS SOURCE AND OBJECT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

KLOCKER, Dante E.. HUMANISMO E EDUCAÇÃO EM UTOPIA, DE TOMÁS MORUS. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e112819.  Epub May 31, 2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/112819.

O chamado “humanismo” renascentista não só foi, embora o fosse centralmente, um movimento educacional, sendo que o seu principal objetivo consistia no desenvolvimento da humanitas através do cultivo dos studia humanitatis, levando em consideração- para tal fim-o modelo dos autores clássicos. Neste sentido, o propósito deste trabalho baseia-se na apresentação das principais ideias de Tomás Morus a respeito da educação tal como aparecem expostas, principalmente na sua renomada obra Utopia (1516), caso se fizer, as mesmas serão localizadas no marco da sua adscrição ao movimiento humanista. Para isso, dedicar-me-ei, no primeiro lugar, a alguns aspectos do pensamento moreano, os quais mantêm uma dependência direta com as ideias pedagógicas de Erasmo. Posteriormente, tentarei mostrar três grandes direcionamentos, com os quais o nosso autor vai além da colocação do resto dos humanistas, mas sem afastar-se do próprio projeto humanista, pelo contrário tentando assumir de forma radicalizada os seus postulados fundamentais.

Keywords : humanismo; educação; Utopia; Morus; Erasmo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )