SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26TODO FUE TAN DIFERENTE SIN TU PRESENCIA: DIÁLOGOS CON ESCRITURA EPISTOLARUN CÓDIGO PARA LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN: LAS POSTURAS COMO FUENTE Y OBJETO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

KLOCKER, Dante E.. HUMANISMO E EDUCAÇÃO EM UTOPIA, DE TOMÁS MORUS. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e112819.  Epub 31-Mayo-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/112819.

O chamado “humanismo” renascentista não só foi, embora o fosse centralmente, um movimento educacional, sendo que o seu principal objetivo consistia no desenvolvimento da humanitas através do cultivo dos studia humanitatis, levando em consideração- para tal fim-o modelo dos autores clássicos. Neste sentido, o propósito deste trabalho baseia-se na apresentação das principais ideias de Tomás Morus a respeito da educação tal como aparecem expostas, principalmente na sua renomada obra Utopia (1516), caso se fizer, as mesmas serão localizadas no marco da sua adscrição ao movimiento humanista. Para isso, dedicar-me-ei, no primeiro lugar, a alguns aspectos do pensamento moreano, os quais mantêm uma dependência direta com as ideias pedagógicas de Erasmo. Posteriormente, tentarei mostrar três grandes direcionamentos, com os quais o nosso autor vai além da colocação do resto dos humanistas, mas sem afastar-se do próprio projeto humanista, pelo contrário tentando assumir de forma radicalizada os seus postulados fundamentais.

Palabras clave : humanismo; educação; Utopia; Morus; Erasmo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )