SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26HUMANISMO E EDUCAÇÃO EM UTOPIA, DE TOMÁS MORUSDO MITO DA CLASSE HOMOGÊNEA AO ENSINO INDIVIDUALIZADO DE ARITMÉTICA: A CONCEPÇÃO DE CARLETON WASHBURNE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

LIMEIRA, Aline de Morais  e  MIRANDA, Ana Carolina de Farias. UM CÓDIGO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: POSTURAS COMO FONTE E OBJETO. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e111818.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/111818.

Os Códigos de Posturas ou Posturas Municipais ganharam relevo a partir da Lei Imperial de 1º de outubro de 1828, que reordenou padrões presentes desde o período colonial, com o fim de disciplinar as Câmaras Municipais, subordinando-as às determinações das Assembleias Legislativas Provinciais. Sendo assim, encontramos nas Posturas Municipais a expressão dos ideários de civilidade, modernidade, urbanidade, educação e ordem; a definição do que cabia aos espaços públicos e aos lares; as punições previstas para aqueles que descumprissem as normas estabelecidas. Na pesquisa, obtivemos acesso a Posturas Municipais que versavam sobre aspectos atinentes à instrução e escolarização, sobretudo no Código do município fluminense de Iguassú no ano de 1870. Verificamos que a utilização dos Códigos de Posturas enquanto fonte e/ou objeto é ainda escassa na historiografia da Educação e esperamos contribuir para dar maior visibilidade a este tipo de registro documental, cuja potencialidade é indiscutível.

Palavras-chave : Código de Posturas; Educação; Escolarização; Iguassú.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )