SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26A CODE FOR THE HISTORY OF EDUCATION: POSTURES AS SOURCE AND OBJECTNATIONAL EDUCATION AND FEMALE CONSERVATISM IN TIMES OF DICTATORSHIP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

PINHEIRO, Nara Vilma Lima. DO MITO DA CLASSE HOMOGÊNEA AO ENSINO INDIVIDUALIZADO DE ARITMÉTICA: A CONCEPÇÃO DE CARLETON WASHBURNE. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e110179.  Epub June 30, 2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/110179.

Nesse texto, busca-se discutir a partir das investigações de Carleton Washburne, importante pedagogo estadunidense, como se constituiu a individualização do ensino de aritmética, na escola primária, em meio a práticas alicerçadas no ensino simultâneo, método pelo qual todos deveriam aprender a um só tempo, um mesmo conteúdo. Para tanto, toma-se como material empírico de investigação as publicações de Washburne sobre as dificuldades das crianças na aprendizagem da aritmética, no período de 1919 a 1943. Sob a ótica de Certeau, a análise da produção de Washburne evidenciou “consumos combinatórios e utilitários” resultantes na reorganização educacional da própria escola, privilegiando o ensino individualizado de aritmética na escola primária. Tal ensino não se reduziu a uma questão de método ou de técnicas diferentes com as quais o professor deveria ensinar, mas de uma concepção pedagógica nova que modificou a própria aritmética e a relação professor-aluno-saber no processo educativo.

Keywords : ensino de aritmética; Carleton Washburne; educação progressista; ordem psicológica; investigações científicas.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )