SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26UM CÓDIGO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: POSTURAS COMO FONTE E OBJETOA EDUCAÇÃO NACIONAL E O CONSERVADORISMO FEMININO EM TEMPOS DE DITADURA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

PINHEIRO, Nara Vilma Lima. DO MITO DA CLASSE HOMOGÊNEA AO ENSINO INDIVIDUALIZADO DE ARITMÉTICA: A CONCEPÇÃO DE CARLETON WASHBURNE. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e110179.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/110179.

Nesse texto, busca-se discutir a partir das investigações de Carleton Washburne, importante pedagogo estadunidense, como se constituiu a individualização do ensino de aritmética, na escola primária, em meio a práticas alicerçadas no ensino simultâneo, método pelo qual todos deveriam aprender a um só tempo, um mesmo conteúdo. Para tanto, toma-se como material empírico de investigação as publicações de Washburne sobre as dificuldades das crianças na aprendizagem da aritmética, no período de 1919 a 1943. Sob a ótica de Certeau, a análise da produção de Washburne evidenciou “consumos combinatórios e utilitários” resultantes na reorganização educacional da própria escola, privilegiando o ensino individualizado de aritmética na escola primária. Tal ensino não se reduziu a uma questão de método ou de técnicas diferentes com as quais o professor deveria ensinar, mas de uma concepção pedagógica nova que modificou a própria aritmética e a relação professor-aluno-saber no processo educativo.

Palavras-chave : ensino de aritmética; Carleton Washburne; educação progressista; ordem psicológica; investigações científicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )