SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26DEL MITO DE LA CLASE HOMOGÉNEA A LA ENSEÑANZA INDIVIDUALIZADA DE LA ARITMÉTICA: LA CONCEPCIÓN DE CARLETON WASHBURNEEL PAPEL DE LA ESCUELA EN EL CONCEPTO DE EDUCACIÓN INTEGRAL DE MAKARENKO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

CAMPOS, Daniela de  y  CHAVES, Eduardo dos Santos. A EDUCAÇÃO NACIONAL E O CONSERVADORISMO FEMININO EM TEMPOS DE DITADURA. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e107426.  Epub 31-Mayo-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/107426.

Este artigo analisa como o tema Educação aparece no I Congresso Sul-Americano da Mulher em Defesa da Democracia (CAMDE), ocorrido em 1967, no Rio de Janeiro. Pretendeu-se verificar de que modo as organizações femininas de direita, no Brasil, relacionaram-se com a agenda da ditadura civil-militar brasileira e como, a partir da divulgação pela imprensa escrita dos debates ocorridos no evento, as ideias, defendidas pelo grupo de mulheres, sobre os rumos da educação nacional se entrelaçaram ao contexto político. Para tal, foram analisadas noticias veiculadas em jornais da época e também documentos produzidos pela CAMDE sobre o evento. Como resultado, percebe-se que muitos dos tópicos defendidos pelas mulheres e pelas associações que representavam estavam em consonância com a política educacional conduzida pela ditadura.

Palabras clave : Direita; mulheres; educação; ditadura civil-militar.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )