SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26EL PAPEL DE LA ESCUELA EN EL CONCEPTO DE EDUCACIÓN INTEGRAL DE MAKARENKOHISTORIA E HISTORIOGRAFIA DE LA EDUCACIÓN ESPECIAL BRASILEÑA: BALANCE DE LA PRODUCCIÓN EN ARTÍCULOS CIENTÍFICOS (2015-2020) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SANTOS, Ivanildo Gomes dos  y  ANANIAS, Mauricéia. FILAS, VAIAS, ASSUADAS E DESACATO: A INDISCIPLINA DISCENTE NO ENSINO SECUNDÁRIO ALAGOANO (1856-1886). Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e109409.  Epub 15-Oct-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/109409.

Analisa a indisciplina discente no ensino secundário nas Alagoas no século XIX e as práticas e táticas lidas como disputas travadas no âmbito escolar e para além deste. Consideram-se os rebatimentos provocados pela atuação dos sujeitos, discentes do ensino secundário, enunciados por autoridades ou membros da sociedade que foram divulgados como notícias na imprensa local. Tomando como fontes os periódicos locais como O Lyceista Alagoano, Diário das Alagoas e O Orbe, além de outros documentos acondicionados no Arquivo Público de Alagoas, o texto evidencia tensas relações de poder permeadas por conflitos num ambiente que visava vínculos de dominação, controle e disciplina. O modelo educativo marcou as personalidades dos sujeitos no controle de suas pulsões a partir da incorporação de um padrão de comportamento produzido no constante movimento das relações sociais. Conclui-se que os estudantes assumiram posicionamentos críticos, por vezes, subversivos, vistos como indisciplina, sobretudo quando questionavam as autoridades educacionais resultando em tensões e conflitos que se tornaram públicos na Província das Alagoas.

Palabras clave : indisciplina; ensino secundário; cultura juvenil.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )