SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26O PAPEL DA ESCOLA NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE MAKARENKOHISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS (2015-2020) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

SANTOS, Ivanildo Gomes dos  e  ANANIAS, Mauricéia. FILAS, VAIAS, ASSUADAS E DESACATO: A INDISCIPLINA DISCENTE NO ENSINO SECUNDÁRIO ALAGOANO (1856-1886). Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e109409.  Epub 15-Out-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/109409.

Analisa a indisciplina discente no ensino secundário nas Alagoas no século XIX e as práticas e táticas lidas como disputas travadas no âmbito escolar e para além deste. Consideram-se os rebatimentos provocados pela atuação dos sujeitos, discentes do ensino secundário, enunciados por autoridades ou membros da sociedade que foram divulgados como notícias na imprensa local. Tomando como fontes os periódicos locais como O Lyceista Alagoano, Diário das Alagoas e O Orbe, além de outros documentos acondicionados no Arquivo Público de Alagoas, o texto evidencia tensas relações de poder permeadas por conflitos num ambiente que visava vínculos de dominação, controle e disciplina. O modelo educativo marcou as personalidades dos sujeitos no controle de suas pulsões a partir da incorporação de um padrão de comportamento produzido no constante movimento das relações sociais. Conclui-se que os estudantes assumiram posicionamentos críticos, por vezes, subversivos, vistos como indisciplina, sobretudo quando questionavam as autoridades educacionais resultando em tensões e conflitos que se tornaram públicos na Província das Alagoas.

Palavras-chave : indisciplina; ensino secundário; cultura juvenil.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )