SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26FILAS, VAIAS, ASSUADAS E DESACATO: A INDISCIPLINA DISCENTE NO ENSINO SECUNDÁRIO ALAGOANO (1856-1886)EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NO BRASIL. HISTÓRIA, ATUALIZAÇÕES NO PRESENTE E AS CAPTURAS EM TORNO DO CONCEITO DE AUTOGESTÃO: O HOMESCHOOLING índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

CARDOSO, Fernanda Luísa de Miranda  e  MARTINEZ, Silvia Alicia. HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS (2015-2020). Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e113783.  Epub 15-Out-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/113783.

O texto apresenta um balanço da produção em artigos científicos de abordagem histórica sobre a Educação Especial brasileira, publicados entre 2015 e 2020, e identificados no Portal de Periódicos da Capes, no Google Acadêmico e em revistas especializadas. O trabalho contribui, de modo geral, com os campos de pesquisa da História da Educação e da Educação Especial e, mais especificamente, com as histórias das políticas de educação, das práticas pedagógicas e da formação de professores. Oferece um roteiro temático ao identificar, concentrar, categorizar e sistematizar os dados quantitativos e qualitativos dos 82 artigos localizados, além de contribuir para a circulação e a difusão desse conhecimento. Entre os desafios da pesquisa está a sua natureza multi e interdisciplinar.

Palavras-chave : história da educação; educação especial; historiografia da educação; difusão e circulação do conhecimento; produção científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )