SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26HISTORIA E HISTORIOGRAFIA DE LA EDUCACIÓN ESPECIAL BRASILEÑA: BALANCE DE LA PRODUCCIÓN EN ARTÍCULOS CIENTÍFICOS (2015-2020)LA BIBLIOTECA DE LA ESCOLA NORMAL DE SÃO PAULO: ORGANIZACIÓN DEL ACERVO E DEL ESPACIO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

PORTO, Roberta Mendonça. EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NO BRASIL. HISTÓRIA, ATUALIZAÇÕES NO PRESENTE E AS CAPTURAS EM TORNO DO CONCEITO DE AUTOGESTÃO: O HOMESCHOOLING. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e113824.  Epub 15-Oct-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/113824.

Mobilizado pelos questionamentos acerca dos interesses do Estado na implantação dos sistemas de ensino este artigo tem como objetivo percorrer por alguns fatos históricos da educação libertária e apresentar os tensionamentos em torno de sua organização no Brasil no final do século XIX e início do século XX. Em seguida, analisamos os desdobramentos do pensamento libertário em certas práticas de educação contemporânea, dando destaque para as bases conceituais dessas experiências ancoradas no conceito de autogestão. Por fim, problematizamos os deslocamentos em torno do conceito de autogestão, conforme proposto pelo pensamento libertário, e examinamos as capturas em torno deste conceito exercidas pelo neoliberalismo e pelo conservadorismo religioso, expressas nas propostas do homeschooling e um prolongamento deste pensamento conservador que é o projeto de lei Escola Sem Partido e todo o movimento político e social que insiste na regulamentação dessa modalidade de ensino no Brasil.

Palabras clave : educação libertária; autogestão; neoliberalismo; homeschooling; escola sem partido.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )