SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26LIBERTARIAN EDUCATION IN BRAZIL. HISTORY, UPDATES IN PRESENT TIME AND THE CAPTURES AROUND THE CONCEPT OF SELF-MANAGEMENT: HOMESCHOOLINGNATION STATE AND SECONDARY SCHOOL IN ARGENTINA: A LOOK THROUGH THE NATIONAL SCHOOL PLAN OF STUDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SILVA, Carolina Mostaro Neves da. A BIBLIOTECA DA ESCOLA NORMAL DE SÃO PAULO: ORGANIZAÇÃO DO ACERVO E DO ESPAÇO. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e113976.  Epub Oct 15, 2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/113976.

Este artigo investiga a constituição da biblioteca da Escola Normal de São Paulo, nas últimas décadas do século XIX, identificando e analisando processos de composição do acervo, instalação, funcionamento, bem como os significados que esse espaço e suas práticas vão assumindo para a escola e para a própria educação paulista. Analisam-se regulamentos, ofícios, relatórios, cartas, notícias de jornais, recibos de compra e venda. Busca-se desenvolver uma narrativa historiográfica que privilegia fenômenos de trocas, circulação, transferências de sujeitos, objetos, materiais e saberes, destacadamente entre São Paulo e França, que se expressam na constituição da biblioteca. Entre a especialização e a ampliação, a biblioteca para a formação de professores fundia saberes pedagógicos a conteúdos específicos, relacionados às matérias do ensino e à cultura geral, tornando-se parte do repertório da pedagogia moderna e científica que, por meio de sujeitos, ideias e artefatos, circulava globalmente, cruzando fronteiras nacionais.

Keywords : Biblioteca; Escola Normal de São Paulo; livros; manuais.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )