SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26THE LIBRARY OF THE ESCOLA NORMAL DE SÃO PAULO: ORGANIZATION OF THE COLLECTION AND SPACESTAYS AND BREAKS IN THE TRAJECTORY OF TWO INTELLECTUALS IN THEIR CULTURAL PRACTICES OF MEDIATION IN PARANÁ (1850-1920) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

ACOSTA, Felicitas. ESTADO NAÇÃO E ESCOLA SECUNDÁRIA NA ARGENTINA: UM OLHAR PELOS PLANOS DE ESTUDO DA COLEGIO NACIONAL. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e116553.  Epub Oct 15, 2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/116553.

Este artigo enfoca as origens do ensino secundário na Argentina. Em particular, indaga sobre as possíveis relações entre a construção de instituições educacionais destinadas à formação de elites políticas e a constituição do Estado-nação. Na Argentina, a criação do ensino fundamental gratuito e obrigatório foi precedida pelo desenvolvimento do ensino secundário com a invenção do Colégio Nacional. Essas escolas foram criadas durante a unificação política do território nacional após as guerras internas pós-independência. Observe o nome dado a essas instituições: Colegio Nacional. Como a nação e o estado apareceram na organização dos colegios nacionais? Abordaremos esta questão através da análise das biografias dos alunos, planos de estudo e relatórios dos reitores no período da primeira configuração do Colégio Nacional entre 1863 e 1890.

Keywords : planos de estudo; configuração; colégio naciona; estado nacional; escola secundária.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )