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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

BUENO, Alexandra Padilha  e  MELLO, Graciele Dellalibera de. PERMANÊNCIAS E RUPTURAS NAS TRAJETÓRIAS DE DUAS INTELECTUAIS EM SUAS PRÁTICAS CULTURAIS DE MEDIAÇÃO NO PARANÁ (1850-1920). Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e117075.  Epub 15-Out-2022. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/117075.

O objetivo deste artigo é examinar o tema da educação feminina a partir do estudo da trajetória de duas intelectuais: Iria Corrêa e Mariana Coelho, analisando suas práticas culturais de mediação, no Paraná, no período que se estende entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Embora as duas tenham vivido em temporalidades distintas, desempenharam o papel de intelectuais mediadoras, configurando em suas trajetórias, práticas culturais que se caracterizaram por oferecer opções artísticas e educativas para mulheres em seus contextos de atuação. O corpus documental deste trabalho é composto por fontes da imprensa periódica paranaense, Relatórios da Inspetoria Pública do Paraná (1906-1917) e as memórias de Antonio Vieira dos Santos (1952). Metodologicamente a opção deste artigo é o trabalho com a perspectiva de intelectuais mediadores (SIRINELLI), o conceito de trajetória (BOURDIEU) e de gênero (SCOTT).

Palavras-chave : mulheres intelectuais; história da educação; intelectuais mediadores.

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